17 October 2007

(2006) Snakes On a Plane


Daniel Hayes, o procurador da cidade de Los Angeles, é brutalmente assassinado quando se encontra de férias no Hawaii. O responsável pela sua morte é Eddie Kim, um mafioso asiático que estava a ser ferozmente perseguido por Hayes e decidiu tomar medidas drásticas para impedir que a justiça seguisse o seu curso. O que não estava nos planos de Kim era que Sean Jones, um jovem surfista, assistisse ao assassínio de Hayes enquanto praticava motocross junto ao local do crime. Sean vê-se então perseguido pelos capangas de Kim, mas quando estes se preparam para o silenciar permanentemente, são impedidos de o fazer pelo agente Neville Flynn do FBI.

Após salvar a vida de Sean, Flynn convence-o a testemunhar contra Kim num tribunal de Los Angeles. O passo seguinte consiste em transportar Sean em segurança até aos E.U.A., sendo tomada a decisão de viajar num comum vôo comercial (South Pacific Air Flight 121). Os informadores de Kim descobrem os planos supostamente secretos de Flynn e colocam a bordo do avião um leque interminável de cobras e serpentes venenosas, cuja agressividade é estimulada com a utilização de feromonas. O objectivo passa por fazer com que o avião de despenhe no decurso da sua viagem para Los Angeles.

"Snakes On a Plane" mantém um padrão comum a filmes cujo núcleo da estória se desenrola a bordo de um avião, que consiste em nos apresentar personagens diversificadas (as atraentes assistentes de bordo, o piloto mulherengo, uma estrela de rap, o casal de jovens brincalhões, etc.). Os desempenhos dos actores foram aceitáveis, embora alguns se tenham esmerado para mostrar inequivocamente que estão na profissão errada. O lado positivo é que foi possível observar algumas "carinhas larocas", como Julianna Margulies, Rachel Blanchard, Sunny Mabrey e Elsa Pataky.

Como não poderia deixar de ser, a excepção que confirmou a regra ao nível das actuações foi o enorme Samuel L. Jackson (Neville Flynn). Um grande actor que dispensa qualquer tipo de apresentação e que, por norma, consegue erguer-se acima de qualquer falha na qualidade dos filmes em que entra.

A realização esteve a cargo de David R. Ellis, um profissional da Sétima Arte cuja longa carreira compreende um extenso currículo como duplo, coordenador de duplos, e assistente de realizador. No entanto, e enquanto realizador principal, apenas trabalhou em quatro filmes no espaço de 10 anos, estando assim a dar os seus primeiros passos nesta profissão. Infelizmente, parece estar mais inclinado para filmes divertidos, ao invés de apostar no aprofundamento das suas capacidade como realizador através de filmes mais sérios.

Este filme não é mais nem menos do que puro entretenimento. Os seus defeitos, embora sendo em demasia, encontram-se sob a alçada de uma tremenda atenuante, que é a de o filme não se levar ele próprio a sério. Isto contribui para que se torne ainda mais divertido.

Enough is enough! I have had it with these motherfucking snakes on this motherfucking plane!

Pontuação global: 5,7

1 comment:

Silver M!C. said...

A citação final só pode mesmo ser do Samuel Jackson..