03 February 2008

(2007) AVPR: Aliens vs Predator - Requiem


Três anos após os seu predecessor surge Alien vs Predador 2, que volta a brindar o público com mais um confronto entre duas das mais temidas criaturas do mundo do cinema.

A estória de AVP2 começa no final do primeiro filme, com um alien a nascer do corpo do predador que conseguiu escapar à alien queen do primeiro filme. O nascimento do alien causa o caos na nave dos predadores e faz com que esta se despenhe na Terra (que conveniente).

A premissa parecia interessante pois prometia ser aquilo que o primeiro não foi, ou seja, uma luta entre aliens e predadores com os humanos apanhados no meio. De facto, a estória deste filme consegue recriar bem o ambiente dos filmes “Alien” e com um sucesso moderado, o ambiente dos filmes “Predador”. Mas embora os ambientes tenham sido recriados com sucesso, não conseguem contrabalançar a evidente fraca qualidade do argumento, muito devido às inúmeras sequências de cenas fracamente interligadas, que dão a sensação que a estória do filme é forçada.

O guião também é caracterizado pelo elevado número de clichés, fazendo com que o filme seja previsível. Fica também a sensação que em algumas cenas, o comportamento das criaturas foi ajustado ao filme e não o contrário. (Como é que os aliens conseguem fazer uma emboscada aos militares que são enviados para a cidade e não fazem o mesmo a um grupo de civis?)

De um modo geral este filme não convence, e provavelmente só irá agradar aos fans mais fieis de ambos os filmes. Não fosse a qualidade e quantidade dos efeitos especiais bem como estarmos perante “Aliens” e “Predadores” e estaríamos perante um filme de séria B. Felizmente que este não termina a pedir uma sequela.


Pontuação global: 5

2 comments:

Anonymous said...

O que mais gostei foi da capa em polaco. Sempre a inovar... :)

FNunes said...

Tentei por todos os meios arranjar essa capa em português, mas infelizmente não foi possível.