22 December 2009

(2006) Blood Diamond


Faço o meu regresso às críticas cinematográficas, com a minha primeira crítica de um filme que não fui ver ao cinema (obrigado Davide por me emprestares o DVD). Trata-se de Blood Diamond, filme nomeado para 5 Oscars incluíndo melhor actor (Leonardo Di Caprio) e melhor actor secundário (Djimon Hounsou).


A estória do filme mostra um homem forçado a garimpar diamantes para um grupo armado na Serra Leoa, que encontra um diamante de grandes dimensões e que tenta ficar com ele. Rapidamente um diverso número outra pessoas sabe do facto e tentam apoderar-se da pedra.


Na verdade a estória é aproveitada para retratar a problemática dos países africanos em constantes guerras civís e em particular o negócio obscuro das empresas de diamantes, que ao comprar diamantes de zonas de conflito acabam por financiar o esforço de guerra. E esse é o grande ponto negativo do filme, que ao querer mostrar um pouco de toda essa problemática, empurra a estória para determinados eventos que a determinado ponto começa a parecer que é tudo forçado, e que estamos perante um documentário de duas horas e não perante um filme de ficção. Lord of War, um filme semelhante nesse aspecto, acaba por conseguir entregar a mensagem muito melhor.


Mas para balancear o desequilíbrio do guião está o bom desempenho dos actores, nomeadamente dos actores acima referidos, que acabam por dominar no filme.


No geral é um filme que me desiludiu, pois esperava muito mais. A tentativa de incluir muita coisa acabou por tornar a estória desinteressante os personagens por vezes a terem comportamentos estranhos, mas bem compensados pela qualidade das actuações. Um filme para ver mas não rever.


Nota final: 6,5

No comments: