23 January 2007

Nomeações para os Oscars 2007 (1 de 8)

Após duas semanas de intensa especulação acerca de quem seriam os nomeados da Academia, a bela Salma Hayek, acompanhada do actual presidente da Academia Sid Ganis, anunciaram finalmente os candidatos às tão desejadas estatuetas douradas. Todos os anos costumo fazer uma projecção dos nomeados para aquelas que considero as 8 principais categorias dos Oscars, relativas a filmes, realizadores, actores e argumentos. Até à data da realização da cerimónia de entrega dos Oscars irei dedicar um artigo de opinião a cada uma das categorias que referi.

Para variar, falhei em muito poucos palpites (6 em 40 nomeações possíveis) e pude constatar que as tendências usuais da Academia se mantêm ano após ano. No passado, este "código de conduta", se assim lhe quisermos chamar, já foi responsável por surpresas algo agradáveis e por algumas muito desagradáveis. Bom, vamos então passar ao que interessa e começamos logo pelo prémio mais importante:

(1) Best Motion Picture of the Year

Quando fiz as minhas previsões, sabia que 3 filmes estariam "condenados" a ser nomeados, sendo eles "Babel", "The Departed" e "The Queen". Para além de ter visto os 2 primeiros e de ter plena consciência do seu elevadíssimo valor cinematográfico, o facto de todos eles terem sido unanimemente aclamados pela crítica internacional pareceu-me ser o suficiente para que conseguissem garantir a presença nesta lista. As duas restantes vagas na lista, de acordo então com o tal "código de conduta", estariam reservadas para um filme independente e uma surpresa.

A única produção independente que, até à data, parecia estar a ser muito bem recebida pela crítica era "Little Miss Sunshine", portanto não hesitei em avançar com a sua inclusão na lista, pois satisfazia todos os critérios impostos pela Academia para a nomeação de um filme independente: uma comédia algo negra e inteligente, suportada por um argumento muito forte e bem escrito, protagonizada por actores capazes de produzir desempenhos sólidos e capaz de transmitir uma sensação inegável de realidade.

Ao contrário do que se passou no ano passado, desta vez consegui prever a surpresa reservada para esta categoria. E porque é que a consegui prever? A resposta é simples: Clint Eastwood é, neste momento, uma das pessoas com mais influência nas altas esferas de Hollywood. Sem tirar qualquer mérito ao filme (até porque ainda não tive a oportunidade de o ver e todas as críticas que li são maioritariamente muito positivas), este estava claramente destinado a surgir na categoria de Best Foreign Language Film of the Year. Foi inclusivamente prevista, por alguns órgãos de informação especializados, uma batalha com "El Laberinto del Fauno", do visionário Guillermo del Toro, caso se confirmassem as nomeações de ambos os filmes para esta categoria.

Tendo a Academia tirado o que, para muita gente, pareceu um autêntico coelho da cartola, "Letters From Iwo Jima" surgiu como nomeado para melhor filme do ano. Volto a reiterar que a influência de Clint Eastwood fez-se sentir em toda a sua força e magnitude com esta nomeação, tornando-se, porventura, necessária para apagar o mais rapidamente possível das nossas memórias o terrível erro que foi "Flags Of Our Fathers", um filme que falhou por completo os objectivos a que se propunha.

Quanto à minha projecção para esta categoria, parece-me que os principais candidatos à vitória são "Babel", "The Departed" e "The Queen". Os restantes filmes ("Letters From Iwo Jima" e "Little Miss Sunshine") desempenham apenas os papéis dos típicos outsiders que não terão qualquer real hipótese de vencer a categoria. Aliás, esta afirmação é especialmente válida para o segundo filme referido, visto que nunca foi dada a vitória ao filme independente nomeado e que a sua nomeação não é mais do que uma forma de a Academia afirmar que está atenta ao cinema produzido à margem dos grandes estúdios de Hollywood.

Tenho que deixar, desde já, bem claro que sou um fã incondicional do trabalho de Martin Scorsese e fiquei boquiaberto quando vi "The Departed" pela primeira vez (já tive a oportunidade de o rever duas vezes entretanto). Vou, de qualquer forma, tentar ser imparcial na minha escolha. Destes 3 filmes, "The Queen" parece-me ser aquele que menos hipóteses terá de vencer a estatueta, pois embora seja um filme emocionalmente carregado e suportado pelo desempenho fantástico de Helen Mirren, não terá aquele "sumo" que "Babel" e "The Departed" claramente destilam do início ao fim.

Entre estes 2 filmes, e para grande desgosto meu, penso que "Babel" irá ser consagrado como o filme do ano. É uma encruzilhada de 4 histórias geograficamente separadas, mas emocionalmente unidas por sentimentos de determinação, ira, decepção, isolamento e tragédia. O desgosto deve-se à já referida idolatração por Scorsese e por este ter feito um filme "à moda antiga", ou seja, regressando um pouco ao estilo que tanto sucesso lhe trouxe em filmes como "Mean Streets", "Goodfellas" e "Casino". Embora seja um filme fantástico com um elenco fabuloso que se apresenta com uma solidez narrativa impressionante do primeiro ao último minuto, "Babel" é o estilo de filme que a Academia gosta de premiar: um drama intenso e tocante em que o lado mais duro e sombrio da realidade nos é apresentado sem qualquer camuflagem.

Tenho, no entanto, uma réstia de esperança que "The Departed" seja premiado. É um facto óbvio, para quem segue com atenção as diversas cerimónias de prémios que antecedem os Oscars (Golden Globes, Screen Actor's Guild, BAFTA, etc.) que a Academia tenta diferenciar-se destas, principalmente dos Golden Globes, o que, na prática, se traduz na atribuição de prémios a candidatos com menores hipóteses de vencer à partida. Posto isto, "The Departed" poderá mesmo vir a ser o cavalo que vai em segundo ao longo de toda a corrida e consegue vencer no sprint final.

1 comment:

FNunes said...

Concordo contigo quanto ao vencedor ser decidido entre o Babel e o The Departed (talvez o primeiro seja o candidato mais forte).

Fiquei surpreendido com a nomeação de Letters From Iwo Jima por duas razões; em primeiro lugar é um filme em língua estrangeira, e também por retratar o ponto de vista japonês de um campo de batalha de segunda guerra mundial.

A ver vamos, mas na minha opinião esta categoria não trará surpresas quanto ao vencedor.