25 January 2010

(2009) The Road




Após uma pequena desilusão com Avatar, foi com grande expectativa que fui assistir este filme. Sabia à partida que The Road ia ser um filme forte e nada bonito. Pelo menos, parecia ser essa a premissa deste filme pós-apocalíptico.

A estória deste filme é simples. Após um cataclismo, que nunca é explicado durante o filme, a civilização foi destruída e a humanidade reduzida a um punhado de pessoas que vagueiam esfomeadas, comendo tudo aquilo que encontram. Neste cenário, pai e filho rumam ao mar, na esperança de haver algo diferente da paisagem desértica onde se encontram.

A luta pela sobrevivência deste duo mostra do que o ser humano é capaz quando a sua própria sobrevivência está em risco. Sem querer revelar mais nada do filme, apenas refiro que as cenas no geral são muito fortes.

Sendo um filme com pouca diversidade de personagens, a interacção entre as personagens principais (que deve ocupar 70% do tempo do filme) torna-se fundamente, evidenciando a qualidade do argumento, dos diálogos e dos actores. E nestes três aspectos o filme brilha.

Os cenários estão bem ao mostrar a aquilo que antes eram estradas, casa e povoações, agora reduzidas ao abandono e às forças da natureza. É uma lufada de ar fresco ver que um filme pós-apocalíptico sem desertos de areia, mas sim um ambiente húmido e chuvoso. Mas mesmo assim, conseguimos estar convencidos que não há quase ninguém naquele mundo.

Em resumo, este é um filme forte, que não é para todos. É recomendado a apreciadores de dramas onde os personagens não são heróis e limitam-se a tentar sobreviver no ambiente onde estão. O ritmo lento e a ausência de acção ou humor vai decerto afastar a maioria dos espectadores desta película.

Nota final: 8,5

1 comment:

Anonymous said...

ca ganda estupidez