18 April 2008

(2006) The Abandoned


Marie Jones é uma produtora de cinema que foi adoptada quando era bebé. Após muitos anos de tentativas infrutíferas de obtenção de informações acerca dos seus pais biológicos, é contactada por um investigador russo chamado Andrei Misharin que afirma ter em sua posse a certidão de óbito e outra documentação relativa à sua mãe, Olga Kaidavosky. Perante isto, Marie decide embarcar numa viagem ao seu país de origem, a Rússia. Durante o encontro com Misharin, é-lhe dito que herdou uma propriedade da família Kaidavosky, não havendo qualquer indicação da identidade e paradeiro do seu pai ou a existência de irmãos, irmãs ou outros familiares próximos.

Reluctantemente, Marie acede a deslocar-se à quinta que se encontra num local geograficamente remoto e que é uma pequena ilha rodeada por um curso de água. É levada até lá por Anatoliy, um homem mal encarado e reservado, mas que aparenta saber algo acerca da família Kaidavosky. Ao final de um longo dia de viagem numa camioneta velha, atingem finalmente a entrada da quinta, na qual Marie se vê subitamente abandonada por Anatoliy que desaparece no interior de um bosque sob o pretexto de se certificar da segurança do trilho até à casa. Após um curto, mas assustador percurso pelo meio do dito bosque em plena noite, Marie entra na casa e depara-se com uma aparição fantasmagórica de si própria, colocando-se de imediato em fuga. Ao abandonar a casa descuidadamente, acaba por cair ao curso de água que rodeia a quinta.

A sua salvação surge sob a forma de Nicolai, um homem que também se encontrava na casa e que se apresenta como o seu irmão gémeo. Ambos vão partilhando várias informações que foram recolhendo ao longo de período de procura pelos seus pais e apercebem-se que as aparições que assombram a casa são os seus dopplegangers, ou seja, as personificações da forma como estão destinados a morrer. Com o passar do tempo, Marie e Nicolai são confrontados com situações que os leva a temer o pior para o seu futuro imediato, pois descobrem o segredo da sua família e vêem ser-lhes revelado o motivo pelo qual se encontram naquele local e quem os conduziu até lá.

"The Abandoned" é um produto da cada vez mais prolífica indústria de horror espanhola, que principalmente nos últimos 15 anos nos tem brindado com excelentes filmes, muitos deles a marcarem o início de carreiras internacionais. A realização esteve a cargo de Nacho Cerdà, um homem já conhecido no circuito de curtas-metragens espanholas pelo seu conteúdo algo perturbador e bem conseguido, tendo estado inclusivamente nomeado para um prémio Goya no ano de 1999. Este filme marca a sua estreia na direcção de longas metragens, ficando marcada por pontos positivos e negativos.

O argumento é bastante disconexo, não sendo fornecidas quaisquer justificações para certos eventos e o caminho percorrido até à sua ocorrência. O final torna-se facilmente antecipável pouco depois de se atingir o meio do filme, bastando para isso estar um pouco atento a algumas pistas discretamente apresentadas. O ponto forte deste filme é a sua cinematografia, que ajuda a transmitir uma sensação de abandono e inevitabilidade que se adequa muito bem à premissa da estória. O recurso a cores esbatidas permite a caracterização da paisagem florestal envolvente como um ambiente simultaneamente pacífico e agressivo. Quanto ao elenco, uma curta referência apenas para as duas personagens principais da estória, protagonizadas por Anastasia Hille (Marie) e Karel Roden (Nicolai), que desempenharam relativamente bem os seus papéis.

Como conclusão, é um filme que vale principalmente pelo ambiente negro que proporciona e por alguns (mas não muitos) bons momentos nos quais intervêm as já referidas aparições. Embora seja um pouco aborrecido, senti-me relativamente entretido e creio assim que os fãs do género não se sentirão totalmente defraudados, podendo reter algo de positivo do filme. Uma referência final ao facto de a página do IMDb deste filme conter um spoiler crucial para se poder antecipar o twist no final da estória.

Pontuação global: 4,7

No comments: