12 April 2008

(2006) Dark Ride


Em 1989, no Asbury Park de New Jersey, duas gémeas adolescentes são brutalmente assassinadas no interior de uma atracção de terror chamada Dark Ride. Após uma busca intensa, o homicida, conhecido apenas como Jonah, é apreendido pela polícia local e são descobertos os corpos de 14 outras vítimas. As provas concludentes levam a que, no final do seu julgamento, seja condenado a 16 sentenças de prisão perpétua a serem cumpridas numa instituição psiquiátrica (Bayshore Mental Institution). Devido aos trágicos acontecimentos verificados, o concelho local decide encerrar o Dark Ride.

Após um período de 10 anos de cativeiro, Jonah consegue escapar da instituição psiquiátrica e regressa ao parque temático onde cometeu os brutais assassínios que resultaram na sua condenação, coincidindo com a reabertura do Dark Ride ao público. Entretanto, aproxima-se o início do período de férias de primavera das universidades locais e, cerca de duas semanas antes da fuga de Jonah, um grupo de amigos, composto por Cathy, Bill, Steve, Jim e Liz, decide passar uns dias na renovada costa marítima de New Jersey.

Após acederem a dar boleia a uma bela estranha chamada Jen, uma aposta entre Bill e Liz leva a que o grupo se dirija a Asbury Park para lá passarem a noite, aproveitando o facto de o parque estar ainda a 3 dias da sua reinauguração e poupando também o dinheiro que iriam gastar em alojamento antes de chegarem ao seu destino de férias. Sem darem por isso (e como seria de esperar), tornam-se nos novos alvos de Jonah, que tenciona voltar a matar no seu próprio território após um longo interregno, recriando as situações encenadas ao longo do percurso interior do Dark Ride.

"Dark Ride" foi realizado por Craig Singer, um realizador com um pequeno e nada animador currículo que teve neste filme uma criação para esquecer, com a agravante de também ter participado no papel de co-argumentista. Quanto ao elenco, o seu desempenho foi mau, não tendo este sido minimamente capaz de transmitir uma sensação de autenticidade. Os elementos centrais do enredo são Jamie-Lynn Sigler (Cathy), Patrick Renna (Bill), David Clayton Rogers (Steve), Alex Solowitz (Jim), Andrea Bogart (Jen) e Jennifer Tisdale (Liz). Em jeito de nota, a habitual cena de topless nestas circunstâncias esteve a cargo da jovem Andrea Bogart.

O argumento é relativamente decente, mas longe de ser consistente. Os guardas do hospital psiquiátrico retratados são exageradamente provocadores e ridículos, a ausência de sustentação do passado de Jonah e o seu tempo de antena mal organizado, o ritmo titubiante da estória, com imensos momentos de puro aborrecimento intercalados com poucas ocasiões de gore e slashing... Deve também ser referida a péssima cinematografia, marcada por uma iluminação desastrosa que consegue estragar muitos dos supostos melhores momentos do filme e dificultar globalmente o seu visionamento.

Perante uma irritante incapacidade de assustar ou de sequer induzir uma pequena aceleração no ritmo cardíaco, este filme é apenas mais um exemplo de como é possível manchar a imagem dos clássicos B movies. Um festival de aborrecimento que me levou a olhar inúmeras vezes para o relógio na expectativa de que terminasse rapidamente. Fui capaz de aguentar até ao fim, tendo mantido intacta a regra de desperdício de 85 minutos de vida.

Pontuação global: 3,7

No comments: