21 April 2007

(2006) Slither: Slugtastic!


Citizen Kane would have been better if it had slugs from outer-space that turn people into zombies, costumava dizer Orson Welles (é uma citação pouco conhecida). Eu acho que é um truísmo que se aplica a qualquer filme e, em particular, ao filme Slither que, sem essa característica, seria bastante aborrecido.

O filme já tinha sido mencionado (e recomendado) pelo snob fnunes numa antevisão feita no final de Março. A sinopse do Cinecartaz que aí foi usada não é muito correcta. Deixem-me tentar outra:
Um parasita alienígena infecta um tipo, apoderando-se do seu cérebro e transformando-o aos poucos num monstro cujo objectivo é reproduzir-se e capturar mais pessoas. Usando vermes. Muitos.
A estrear-se como realizador de cinema está James Gunn. O argumento é da sua autoria, e a quantidade de gore e sexualidade velada no filme não surpreende se soubermos que Gunn foi argumentista habitual em filmes da indie Troma Entertainment. O filme flui bem, com um bom ritmo, sem nunca se tornar aborrecido.

Gostei do desempenho do elenco principal:
  • Nathan Fillion é o sheriff Bill Pardy. Ele tem que lidar com a crise ainda arranjar tempo para fazer alguns comentários engraçados.
  • Michael Rooker é Grant Grant (sim, duas vezes), o primeiro infectado e, consequentemente, o monstro principal.
  • A bela Elizabeth Banks é Starla Grant. É casada com Grant Grant, que a ama muito. Infelizmente para ela, esse amor continua mesmo após ele se ter tornado num monstro.
  • Gregg Henry (que já deve ter aparecido em milhares de séries de TV) é o mayor Jack MacReady.
  • Tania Saulnier é Kylie Strutemyer, a jovem da banheira que se vê no poster do filme. Bastou essa cena para gostar do desempenho dela.

Apreciação geral: Slither é um misto de terror e humor (terrumor?) que presta uma excelente homenagem aos B-movies sobre invasões alienígenas, estando cheio de referências a grandes clássicos do género. Não deixa de ser um B-movie, mas para quem gosta do género, é bom.

Pontuação global: 7,2 slugs

PS: Tania, quando quiseres tomar um banho sem temer slugs from outer-space, liga-me.

2 comments:

FNunes said...

Antes de mais......PARABÉNS PELA ESTREIA. Tava complicado convencer-te a escrever. Não custou nada pois não?

Quanto á review houve uma coisa que não percebi. Trata-se de um filme serie B, um filme de homenagem a eles ou ambos?

JSilva said...

Ambos. Que melhor maneira de os homenagear do que fazer um num mesmo estilo? Afinal, imitation is the sincerest form of flattery.