18 May 2007

Bruce Campbell


Será muito difícil, talvez até impossível, achar um consenso verdadeiramente geral sobre se um dado actor merece ou não um certo prémio pela sua capacidade de representação. Por isso, nem vou abordar esse assunto. Só vos quero dizer que, caso eu me venha a encontrar numa cabana no meio dum bosque, acossado por monstros demoníacos, só há um actor em quem confiaria para me livrar de tal situação: Bruce Campbell

Nascido a 22 de Junho de 1958 (o que lhe dá uns respeitáveis 48 anos de idade), este homem é um verdadeiro ícone dos B-movies devido ao seu papel mais famoso, o de Ashley 'Ash' Williams na excelente trilogia de culto The Evil Dead: The Evil Dead (1981), The Evil Dead II (1987) e Army of Darkness (1992).

Nesta trilogia, Campbell foi dirigido pelo seu amigo, o realizador Sam Raimi. É esta amizade que leva Campbell a surgir em vários dos filmes e séries realizados por Raimi. Por exemplo, desempenha o papel de Autolycus nas séries Hercules e Xena e tem cameos nos três Spider-Man.

Quer desempenhe o papel de um Elvis já decrépito que combate múmias (Bubba Ho-Tep) ou de um aventureiro de "capa e espada" (Jack of All Trades), há certos ingredientes que podemos sempre encontrar: slapstick, one-liners engraçados e um estilo over-the-top.

O seu estatuto de culto é tal que um dos seus próximos filmes tira partido disso. Em My Name is Bruce (2007), Bruce Campbell desempenha o papel de... Bruce Campbell. Este, ao visitar uma pequena cidade, é confundido com a sua personagem mais famosa (Ash Williams) e forçado a combater monstros verdadeiros. É um filme extremamente promissor.

Visitem a sua página oficial, fiquem a conhecer o seu extenso e variado currículo (filmes, séries, livros e jogos) e fiquem a saber o que ele acha sobre uma variedade de assuntos.

Hail to the king, baby!

3 comments:

JSilva said...

Deixem-me comentar o meu próprio post para vos dar uns links extra para vídeos no YouTube:

Anúncios "Old Spice" com o Bruce:
Experience
Hungry Like The Wolf (behind the scenes)

Uma entrevista do Craig Ferguson (The Late Late Show) ao Bruce, abordando temas como o filme Bubba Ho-Tep, B-movies, filmes indie e zombies (de que o Bruce, curiosamente, não gosta).

E não podia deixar passar a origem das famosas citações "Come get some" e "Hail to the King, baby" (é um spoiler para quem nunca viu o Army of Darkness): link.

FNunes said...

Não conheço o senhor talvez por não ver filmes com zombies, mas devo desde já afirmar não chega aos calcanhares do Simon Le Bon no que diz respeito a cantar. É melhor que se fique mesmo pela carreira de actor.

Anonymous said...

@jsilva
Não te esqueças de um dos cameos mais marcantes dele num filme do Sam Raimi. Na última cena do Darkman, a personagem interpretada por Liam Neeson olha, pela última vez, para o amor da sua vida (desempenhada pela talentosa Frances McDormand) após a colocação de uma máscara na sua face. E eis que surge o Bruce em todo o seu esplendor durante cerca de 5 segundos. :)

@fnunes
O facto de não veres filmes de zombies não é uma desculpa plausível para não conheceres o Bruce "The King" Campbell. Este homem poderá, um dia, vir a salvar a humanidade e já merecia uma estátua em sua honra, podendo esta ser construída, por exemplo, na sua terra natal (Birmingham, Michigan, USA). Até o estúpido do Eusébio teve direito a uma estátua...

Quanto ao Le Bon, diga-se de passagem que os Duran Duran não são exactamente recordados devido aos dotes vocais dele. Para cantar o mesmo que ele não é preciso um conjunto de cordas vocais particularmente dotadas.

Alguns rezam a Deus, outros a Alá... Eu dou graças pelo facto de o Bruce Campbell viver neste planeta. Faz-me sentir seguro.