09 March 2007

A invasão dos filmes baseados em BD

Não, não me estou a referir a zombies, embora o tipo de raciocínio seja parecido... É claramente uma invasão, querem comer-nos os cérebros e só podem ser mortos com um tipo na cabeça ou através da sua separação do restante corpo.

Numa nota mais séria, alguns dos filmes/projectos que refiro parecem-me ser muito interessantes. A minha obsessão pelo Batman leva a que "The Dark Knight" seja o filme que aguardo com mais expectativa de entre todos os que se seguem. A única dúvida que permanece diz respeito à actriz que irá substituir Katie Holmes, sendo as favoritas Rachel McAdams e Maggie Gyllenhaal, estando esta última em negociações com o genial Christopher Nolan e, por isso, na liderança da corrida para o papel de Rachel Dawes, o interesse amoroso de Bruce Wayne.

Novamente devido a preferências pessoais, estou algo ansioso por poder ver "Iron Man" e "Hellboy 2: The Golden Army". Há muitos anos que acompanho a storyline do problemático Tony Stark, enquanto que apenas descobri o jovem demónio vermelho invocado em plena 2ª Guerra Mundial cerca de um ano antes de estrear o primeiro filme. Este último filme tem também a vantagem de ser dirigido por um dos meus realizadores favoritos, Guillermo del Toro.

Gostaria também de referir "Wolverine", cujo único objectivo é a exploração das origens daquela que considero a principal personagem de todo o universo Marvel. Toda a história que rodeia a secreta vida de James Howlett (conhecido por Logan) é absolutamente fascinante e este poderá vir a ser um excelente filme, desde que baseado num argumento consistente, dado que as actuações de elevado nível estão praticamente garantidas à partida.

Por outro lado, "Watchmen" merece obviamente a minha atenção, tratando-se da adaptação ao grande écrã de uma das minhas novelas gráficas favoritas. Escrita pelo bizarro Alan Moore, "Watchmen" mergulha no universo dos super-heróis e retrata-o de uma forma cruelmente realista, objectiva e negra, abordando diversos conflitos sociais associados ao tópico do estabelecimento da autoridade. No entanto, parece-me praticamente impossível que a compressão desta novela em um único filme seja conseguida com sucesso, estando, por isso, algo renitente no que diz respeito à qualidade do produto final. Uma curta frase que, embora de uma forma enigmática, reflecte o significado social e moral desta novela é a seguinte: "Who watches the watchmen?"

Para finalizar, gostaria de mencionar "Transformers", baseado numa série de animação brilhante e revolucionária na altura em que se estreou na televisão. Para grande infelicidade minha, este projecto foi entregue ao incompetente Michael Bay (recuso-me a colocar um link para a sua página no IMDb), um homem que consegue fazer com que Uwe Boll e o mítico Ed Wood pareçam realizadores de primeira categoria.

Aqui fica então a lista de filmes:
Existem mais três filmes que aproveito para referir de seguida, embora não tenham uma página dedicada no IMDb devido ao estado pré-embrionário em que os seus processos de produção se encontram presentemente:
  • Flash
  • G.I. Joe
  • Constantine 2
Os rumores mais concretos apontam para Ryan Reynolds (brilhante jovem actor!) e Mark Wahlberg como os principais protagonistas de "Flash" e "G.I. Joe", respectivamente. De acordo com os produtores de "Constantine 2", o filme terá menos de metade do orçamento do seu predecessor e focará o lado mais negro da personagem principal John Constantine, que será novamente desempenhada por Keanu Reeves.

6 comments:

Silver M!C. said...

Sem ser fã da BD americana, devo reconhecer que os primeiros (4) da lista me deixam na espectativa.

Mas muitos dos restantes podiam era considerar redireccionar o investimento para uma organização de reflorestação -- uma espécie de carbono-zero para a BD :p

P.S.
Christian Bale for President!

Scissorhands said...

Ninguém parece estar interessado nos meus heróis. Enquanto o DiCaprio não aceitar interpretar o papel de Tintim e a Scarlett Johansson se recusar a vestir a pele de Daisy, a namorada do pato Donald, recuso-me a ver filmes baseados em BD.

FNunes said...

Para quem não sabe, Transformers vai estrear nos Estados Unidos a 07-07-2007. Sendo um fan da série animada devo expressar o meu descontentamente com este filme.

Antes de mais, discordo do nome do filme. Devia era chamar-se Michael Bay's Tranformers. Porque daquilo que vi do trailer, os "robots" não passam de uma amálgama de metal. E sem falar que ASSASSINARAM o meu favorito. O Soundwave, que originalmente se transformava num rádio-gravador, no filme transforma-se num helicóptero. Para quê, sabendo que na série animada já havia um Decepticon com essa transformação?

E Isto é apenas aquilo que sei, e não sei muito mais. Com isso quero dizer que o PinkyBrain cometeu um erro ao escrever que o filme é "baseado numa série de animação", quando deveria ser mais preciso e escrever "inspirado numa série de animação".


What's the difference between Uwe Boll and Michael Bay?

Budget.

Anonymous said...

> Enquanto o DiCaprio não aceitar interpretar o papel de Tintim...

Que o Spielberg te ouça. O homem parece mesmo entusiasmado com o projecto do Tintim e, dada a sua excelente experiência anterior com DiCaprio em "Catch Me If You Can", nunca se sabe se não o irá pedir emprestado ao Scorsese para fazer este filme.

Anonymous said...

> Para quem não sabe, Transformers vai estrear nos Estados Unidos a 07-07-2007.

Na verdade, a estreia do filme está marcada para o Independence Day (04-07-2007).

> Com isso quero dizer que o PinkyBrain cometeu um erro ao escrever que o filme é "baseado numa série de animação", quando deveria ser mais preciso e escrever "inspirado numa série de animação".

Dou-te toda a razão do mundo e faço aqui um mea culpa. Deveria ter explicitamente indicado que o filme era "extremely loosely inspired on an animated series". :)

E sim, de facto a única diferença entre os dois "fregueses" que referiste é mesmo o orçamento. O que vem provar, de certa forma, o que disse no post:

1) Uwe Boll e Michael Bay desenvolvem claramente um trabalho em tudo igual, em termos de qualidade;

2) Uwe Boll tem acesso a apenas uma fracção dos recursos financeiros ao dispôr de Michael Bay;

3) Logo, Uwe Boll é melhor realizador que Michael Bay.

Q.E.D., Modus ponens, Reductio ad absurdum, etc.

FNunes said...

>Na verdade, a estreia do filme está marcada para o Independence Day (04-07-2007).

CRAP. Isso deve querer dizer que os robots maus querem destruir os humanos, mas que no final (dia da independência) os humanos salvam o dia! Oh boy! Michael Bay no seu melhor.


>3) Logo, Uwe Boll é melhor realizador que Michael Bay.
LOL