18 August 2007

(2006) Turistas


"Turistas" conta a estória de Alex Trubituan, que, devido a pressões familiares, se vê forçado a acompanhar a sua irmã, Bea Trubituan, e uma amiga, Amy Harrington, num período de férias no Noroeste do Brasil. Após um acidente que envolveu o autocarro em que viajavam, conhecem outros turistas estrangeiros que se encontram a visitar o país, nomeadamente a já muito viajada Pru Stagler e dois amigos ingleses, Finn Davies e Liam Kuller.

Frustrados com o tempo de espera até ao próximo autocarro para poderem prosseguir as suas viagens, decidem aventurar-se pelo meio do mata até que encontram uma pequena praia paradisíaca com um bar acolhedor. Após um dia repleto de bebida, festa e socialização com os habitantes locais, acordam no dia seguinte na praia sem qualquer recordação do que se passou na noite anterior e constatam que todos os seus pertences foram roubados, tendo apenas restado as poucas peças de roupa que têm vestidas. Tinham acabado de ser o alvo de um golpe conhecido como "Bom-dia, Cinderela!", que consiste em "enriquecer" as bebidas de turistas incautos com diversas drogas (Dormonid, Lorax, etc.).

Com o intuito de tentarem descobrir uma esquadra da polícia para participar o assalto, dirigem-se para uma pequena vila na qual entram em conflito com os seus habitantes. Kiko, um jovem que haviam conhecido no decurso da festa, ajuda-os a escapar de uma situação potencialmente explosiva e oferece-lhes abrigo numa casa isolada que um tio seu tem no meio da floresta que circunda a vila. Perante a possibilidade de poderem aguardar em segurança pelo próximo autocarro que os levará para longe daquele local, o grupo aceita a proposta de Kiko. No entanto, as intenções do tio de Kiko, o Dr. Zamora, começam a ser lentamente reveladas.

John Stockwell é um realizador que não apresentava um currículo exactamente brilhante antes da sua participação neste filme e em nada veio contribuir para o abrilhantamento da sua carreira actual. A estória apresenta falhas óbvias e é muito pouco consistente, o que impede que se encarem os acontecimentos retratados como algo que poderia acontecer na vida real. Como atenuante, deve ser dito que este filme é mais um exemplo evidente de má promoção por parte dos estúdios de Hollywood. Não se trata de um filme de terror, com imenso gore e slashers à mistura, nem de uma espécie de copycat do "Hostel", mas sim de um thriller cuja premissa se baseia em elementos provenientes de diversas situações que são infelizmente reais.

Quanto ao elenco, começo por referir Josh Duhamel (Alex Trubituan). Quem é que disse a este jovem que ele era um actor? Das entrevistas a que tive a oportunidade de assistir, fiquei com a sensação de que se trata de uma pessoa simpática e extrovertida, mas talento... não. Dado que os restantes elementos do elenco não queriam que Josh fizesse má figura, mantiveram o nível de actuação estabelecido por este último. Felizmente, Olivia Wilde (Bea Trubituan) e Beau Garrett (Amy Harrington) foram capazes de me distrair da insipidez global dos desempenhos deste elenco com a inegável qualidade dos seus atributos físicos.

A moral da história é não passar férias no Brasil apenas porque conseguiram viciar a votação das novas 7 maravilhas do mundo, levando à inclusão do Cristo Redentor na lista final.

Pontuação global: 4,4

No comments: