23 August 2007

(2007) Ratatouille



De cada vez que os estúdios Pixar lançam um novo filme, penso que talvez seja esse que me irá desiludir. E de cada vez, a Pixar mantém um nível de excelência que, a meu ver, os torna num dos melhores estúdios da actualidade.

Ratatouille conta a estória de Remy, um rato que tem um olfacto e paladar mais refinados do que é típico naquela espécie. Inspirado pelo famoso chef Gusteau, Remy deseja ser cozinheiro. No entanto, como seria de esperar, este sonho é difícil de realizar, pois ratos não são uma presença aceite em cozinhas.

Brad Bird volta como argumentista e realizador, tal como fez em The Incredibles. O argumento é o típico de filmes da Pixar, abordando temas como a auto-ajuda, o seguir dos sonhos, o valor da amizade, a importância da família, etc. Sim, nada de novo, mas é muito bem conseguido.

As vozes estão bem conseguidas. Gostei especialmente da do crítico de gastronomia Anton Ego (cuja voz é dada pelo venerável Peter O'Toole). Aliás, achei a personagem em si uma das mais interessantes, bem conseguidas e surpreendentes de todo filme.

Tecnicamente, o filme cumpre as espectativas. A animação mantém a qualidade a que a Pixar já nos habituou. No final dos credits afirmam, com orgulho, "100% computer animation, no motion capture involved". As expressões faciais e os gestos das personagens são deliciosos.

Digno de nota é Lifted, o short da Pixar que, mantendo a tradição, é mostrado antes do filme. Uma ideia simples e divertida que funciona muito bem.

Espero agora ansiosamente pelo próximo filme da Pixar, Wall-E, agendado para 2008. Deram-nos um curto teaser antes do filme começar, mas já foi o suficiente para eu começar a pensar se será desta que vou ficar desiludido... Espero que não.

Pontuação global: 8,7

Anyone can cook!

2 comments:

Anonymous said...

Fui ver o filme no fim-de-semana de estreia e, muito sinceramente, considero-o o melhor da Pixar até à presente data.

A animação é simplesmente fantástica, sobretudo ao nível da reprodução dos movimentos dos ratos. Aparenta ser cada vez mais difícil manter este nível de qualidade, mas a Pixar lá tem conseguido desenvencilhar-se de uma forma soberba. Estamos sempre à espera da decepção, mas ela tarda em surgir. E ainda bem. :)

Um destaque para a curta-metragem que é mostrada antes do filme e que será, concerteza, o candidato da Pixar ao Oscar de melhor curta-metragem de animação na cerimónia do próximo ano. Chama-se "Lifted" e foi, também ela, excelente.

Pontuação global: 8,9

Scissorhands said...

Também gostei. Fui ver para acompanhar amigos e sem muita vontade. Achava que ia ver mais do mesmo, mas fiquei alegremente supreendido. Além de tecnicamente notar que que a animação continua a evoluir, gostei do argumento. O argumento tem requinte, tal como a comida que descreve, é subtil e consegue fugir ao formato "hamburguer americano" que os filmes de entretenimento familiar tendem a ter. Diria que o filme dá um toque de "nouvelle cuisine" à forma de cozinhar blockbusters de animação.