12 August 2007

(2007) Dead Silence


Jamie e Lisa Ashen são um casal cuja vida muda drasticamente na noite em que deixam à porta do seu apartamento um embrulho misterioso endereçado a Jamie cujo conteúdo consiste num boneco de ventriloquista. Acedendo aos desejos alimentares da sua esposa, Jamie sai para comprar o jantar num restaurante chinês. Durante esse período, Lisa é brutalmente assassinada no apartamento. Sem qualquer alibi a seu favor, o detective responsável pelo caso, Jim Lipton, considera de imediato Jamie como o principal suspeito.

Dada a coincidência do aparecimento do boneco e da morte da sua esposa, Jamie decide seguir o seu instinto e baseia-se numa velha estória de fantasmas para encontrar o verdadeiro responsável pelo assassinato de Lisa. Como tal, decide regressar à pequena terra de onde é oriundo, Ravens Fair, com o intuito de recolher provas que lhe permitam reclamar inequivocamente a sua inocência. Após a sua chegada a Ravens Fair, Jamie é confrontado com indícios de que o fantasma vingativo de Mary Shaw, uma ventriloquista acusada muitos anos antes do desaparecimento de um jovem rapaz, poderá ser a verdadeira culpada do sucedido à sua mulher.

Dead Silence é o filme mais recente de James Wan, o criador da franchise do Saw (foi o realizador de Saw e co-argumentista de Saw e Saw III). Leigh Whannell participa como co-argumentista, tal como havia feito em todos os filmes da franchise do Saw lançados até ao presente momento (não participou no ainda por estrear Saw IV).

Relativamente ao elenco, nenhum dos seus elementos merece ser alvo de destaque especial. Nem Donnie Wahlberg (Jim Lipton), cujos desempenhos em Saw II e Saw III eu realcei como tendo sido muito bons, dado que a personagem do detective me pareceu um pouco descontextualizada do tom geral do filme e algo difícil de enquadrar na disposição definida para o restante elenco. Bom, acho que posso abrir uma excepção para Amber Valletta (Ella Ashen). Tem um papel relativamente curto, mas importante no desenrolar da estória... e é uma mulher lindíssima.

Os principais motivos que me levaram a ver o filme foram o tópico abordado (tenho algum receio inato de bonecos e marionetas) e o facto de ser realizado e escrito pela dupla já referida. No entanto, não posso esconder alguma desilusão com o filme. Partindo de um conceito interessante, Whan e Whannell não foram capazes de construir uma estória sólida, sendo facilmente encontrados erros de continuidade e estando esta repleta de clichés, associados há muito ao cinema de terror, utilizados de uma forma algo despropositada. No final do filme, pude constatar a presença do que começa já a ser uma imagem de marca desta dupla. Aqueles que viram, pelo menos, o primeiro Saw concerteza saberão do que estou a falar.

Beware the stare of Mary Shaw
She had no children, only dolls
And if you see her in your dreams
Be sure you never, ever scream


Pontuação global: 6,1

No comments: