07 August 2007

(2007) The Simpsons Movie – O meu reino por um donut!



Foi necessário esperar mais de 15 anos para que a série de televisão The Simpsons tivesse uma versão no grande écran. No entanto a espera valeu a pena, pois trata-se de um filme bem conseguido.

The Simpsons Movie tem provavelmente um dos melhores começos da história do cinema, ao qual não falta a habitual intro da série animada. Spoilers Trata-se de uma menção a todos os que estão na sala, pois podiam ter ficado em casa e viam o mesmo, o que no fundo é a verdade.
Fim de Spoilers

O filme conta-nos a estória do lago de Springfield, super-poluído ao ponto do mínimo despejo ilegal ir causar uma calamidade. Claro que a calamidade vai mesmo acontecer, devido ao Sr. Homer Simpson (como não podia deixar de ser), apesar de todas as medidas tomadas para evitar mais despejos. É então que nos é contado o que vai acontecer à família Simpson e a Springfield, cujo destino está nas mãos do presidente dos Estados Unidos, alguém que nunca pensaríamos que ocuparia esse cargo.

A estória desenrola bem, não se notando muito o tempo a passar, e tal como na série, no final é contada mais uma aventura da família Simpson. No entanto o filme não passa de uma aventura mais alargada, e questionamo-nos se terá valido a pena o esforço.

No que diz respeito à animação, há alguns planos inovadores em relação à série: o 3D. Os personagens estão lá todos, se bem que Bart está um pouco “out of character”. Mas no que diz respeito ao humor, este continua tipicamente Simpsons.

No geral trata-se de um filme sólido e com o qual podemos contar para passar uma boa hora e meia.

Pontuação global: 7,0

3 comments:

Anonymous said...

Tive a oportunidade de ver o filme no cinema ontem e acho que foi o melhor segmento de Simpsons a que assisti até hoje.

A estória é bastante consistente e, acima de tudo, acho que o verdadeiro trunfo do filme é o retorno ao humor mais rude e directo que pautou de forma brilhante as primeiras seasons da série. Talvez o principal defeito seja a incapacidade em manter o mesmo ritmo humorístico ao longo do filme. No entanto, pareceu-me ser uma estratégia adoptada pela equipa de produção, distribuíndo vários momentos de explosão cómica de forma equilibrada.

SPOILERS!!!

Discordo quando afirmas que o Bart esteve um pouco out of character, pois um dos subplots dizia precisamente respeito a uma fase em que Bart analisa a qualidade do relacionamento que mantém com o seu pai, constatando que poderia ter mais afecto e carinho do que aquele que lhe é dado por Homer.

END OF SPOILERS!!!

Gostaria de referir que, da minha perspectiva, entraste numa contradição na tua review. Começas por dizer que valeu a pena a espera de 15 anos pelo filme, pois este está bem conseguido. Mais à frente, afirmas que o filme não passa de uma aventura mais alargada e questionas se terá valido a pena o esforço.

Para terminar, reafirmo que se trata de um excelente filme que conseguirá arrancar pelo menos uma risada à pessoa mais sisuda do mundo (ou seja, eu... na verdade, ri-me durante grande parte do filme). Muito provavelmente, o dinheiro mais bem empregue do ano num bilhete de cinema.

Pontuação global: 7,6

FNunes said...

O que quiz dizer com "o filme não passa de uma aventura mais alargada" é isso mesmo. Será que justificou este filme? Não sei, mas isso não invalida o facto do filme estar bom ao ponto de ser recomendado sem restricções.

A frase foi dita no âmbito de um fan da série. Mas isso não interfere na minha avaliação do filme. Como fan esperava mais um pouco; como crítico reconheço que o filme está bom.

Scissorhands said...

Gostei, mas para mim o filme nao funcionou tão bem como a série. Talvez a necessidade de criar uma história estanque com principio, meio e fim que é característica das longas metragens tenha prejudicado o tipo de humor rápido que me entusiasma nos Simpsons e que normalmente depende muito pouco do contexto criado pelo tema especifico de cada episodio. No filme senti que o humor servia apenas para enriquecer a história, enquanto que na série sinto que a história é apenas uma desculpa para poder criar humor. Gosto mais desta segunda versão.