Nas duas categorias que se seguem, não me irei alongar tanto como nas previsões anteriores, visto ter finalmente entrado no domínio dos argumentos escritos para o grande écrã. Nesta categoria, irei então abordar os seguintes 5 candidatos:
(7) Best Writing, Screenplay Written Directly for the Screen
Tanto nesta como na próxima categoria parecem-me estar, sem qualquer tipo de dúvida, os 10 melhores argumentos do ano. Na presente categoria surgem 4 dos 5 nomeados para a categoria de Melhor Filme, dado que a obra-prima de Scorsese apenas tem lugar na categoria que segue, dado tratar-se da adaptação de material previamente publicado ou produzido.
Antes de revelar o meu palpite pessoal acerca do vencedor desta categoria, falta-me apenas abordar o único filme a que ainda não tive a oportunidade de me referir. Minutos antes de começar a escrever este artigo, terminei o visionamento de "El Laberinto del Fauno". Irei em breve publicar uma review deste filme, portanto apenas irei abordar os seus pontos fundamentais. Aliás, penso que consigo descrevê-lo em três palavras (podia fazê-lo em apenas uma, mas quero utilizar o verbo e o artigo indefinido por uma questão de completude lexical): é uma obra-prima.
Este é um filme que muito facilmente poderia ter estado nomeado para a categoria de Melhor Filme, não fosse o facto (aparentemente muito incómodo para a Academia) de ser falado em espanhol. É emocionalmente poderosíssimo, extremamente intenso, gráfico e multifacetado, com uma ligação perfeita entre o mundo brutalmente real e cruel do regime fascista em Espanha e o mundo mágico e simultaneamente belo e negro com o qual a jovem protagonista entra em contacto ao longo do filme.
Não me irei alongar mais acerca deste e dos restantes candidatos, deixando apenas a minha convicção pessoal de que Guillermo del Toro deverá, muito provavelmente, ver o seu trabalho reconhecido nesta categoria, assim como na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira. O único concorrente à altura de "El Laberinto del Fauno" é o versátil e inteligentemente escrito argumento de "Little Miss Sunshine", que tem a seu favor ser um filme falado em inglês. Sim, eu sei que é um motivo apropriado para um ser humano com uma mentalidade típica do século XVII, mas infelizmente é assim que funciona Hollywood. Um pouco para o Bem e muito para o Mal.
(7) Best Writing, Screenplay Written Directly for the Screen
- Guillermo Arriaga for "Babel"
- Iris Yamashita and Paul Haggis for "Letters from Iwo Jima"
- Michael Arndt for "Little Miss Sunshine"
- Guillermo del Toro for "El Laberinto del Fauno"
- Peter Morgan for "The Queen"
Tanto nesta como na próxima categoria parecem-me estar, sem qualquer tipo de dúvida, os 10 melhores argumentos do ano. Na presente categoria surgem 4 dos 5 nomeados para a categoria de Melhor Filme, dado que a obra-prima de Scorsese apenas tem lugar na categoria que segue, dado tratar-se da adaptação de material previamente publicado ou produzido.
Antes de revelar o meu palpite pessoal acerca do vencedor desta categoria, falta-me apenas abordar o único filme a que ainda não tive a oportunidade de me referir. Minutos antes de começar a escrever este artigo, terminei o visionamento de "El Laberinto del Fauno". Irei em breve publicar uma review deste filme, portanto apenas irei abordar os seus pontos fundamentais. Aliás, penso que consigo descrevê-lo em três palavras (podia fazê-lo em apenas uma, mas quero utilizar o verbo e o artigo indefinido por uma questão de completude lexical): é uma obra-prima.
Este é um filme que muito facilmente poderia ter estado nomeado para a categoria de Melhor Filme, não fosse o facto (aparentemente muito incómodo para a Academia) de ser falado em espanhol. É emocionalmente poderosíssimo, extremamente intenso, gráfico e multifacetado, com uma ligação perfeita entre o mundo brutalmente real e cruel do regime fascista em Espanha e o mundo mágico e simultaneamente belo e negro com o qual a jovem protagonista entra em contacto ao longo do filme.
Não me irei alongar mais acerca deste e dos restantes candidatos, deixando apenas a minha convicção pessoal de que Guillermo del Toro deverá, muito provavelmente, ver o seu trabalho reconhecido nesta categoria, assim como na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira. O único concorrente à altura de "El Laberinto del Fauno" é o versátil e inteligentemente escrito argumento de "Little Miss Sunshine", que tem a seu favor ser um filme falado em inglês. Sim, eu sei que é um motivo apropriado para um ser humano com uma mentalidade típica do século XVII, mas infelizmente é assim que funciona Hollywood. Um pouco para o Bem e muito para o Mal.
2 comments:
Viva a língua inglesa! Viva o século XVII!
Esse é um dos motivos que dou mais valor a um prémio de Cannes, Veneza, ou Berlin que a um Oscar. É que para ganhar um Oscar, é necessário que o filme tenha um determinado perfil. A língua inglesa parece que é um dos factores de perfil.
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