25 February 2007

Nomeações para os Oscars (7 de 8)

Nas duas categorias que se seguem, não me irei alongar tanto como nas previsões anteriores, visto ter finalmente entrado no domínio dos argumentos escritos para o grande écrã. Nesta categoria, irei então abordar os seguintes 5 candidatos:

(7) Best Writing, Screenplay Written Directly for the Screen

Tanto nesta como na próxima categoria parecem-me estar, sem qualquer tipo de dúvida, os 10 melhores argumentos do ano. Na presente categoria surgem 4 dos 5 nomeados para a categoria de Melhor Filme, dado que a obra-prima de Scorsese apenas tem lugar na categoria que segue, dado tratar-se da adaptação de material previamente publicado ou produzido.

Antes de revelar o meu palpite pessoal acerca do vencedor desta categoria, falta-me apenas abordar o único filme a que ainda não tive a oportunidade de me referir. Minutos antes de começar a escrever este artigo, terminei o visionamento de "El Laberinto del Fauno". Irei em breve publicar uma review deste filme, portanto apenas irei abordar os seus pontos fundamentais. Aliás, penso que consigo descrevê-lo em três palavras (podia fazê-lo em apenas uma, mas quero utilizar o verbo e o artigo indefinido por uma questão de completude lexical): é uma obra-prima.

Este é um filme que muito facilmente poderia ter estado nomeado para a categoria de Melhor Filme, não fosse o facto (aparentemente muito incómodo para a Academia) de ser falado em espanhol. É emocionalmente poderosíssimo, extremamente intenso, gráfico e multifacetado, com uma ligação perfeita entre o mundo brutalmente real e cruel do regime fascista em Espanha e o mundo mágico e simultaneamente belo e negro com o qual a jovem protagonista entra em contacto ao longo do filme.

Não me irei alongar mais acerca deste e dos restantes candidatos, deixando apenas a minha convicção pessoal de que Guillermo del Toro deverá, muito provavelmente, ver o seu trabalho reconhecido nesta categoria, assim como na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira. O único concorrente à altura de "El Laberinto del Fauno" é o versátil e inteligentemente escrito argumento de "Little Miss Sunshine", que tem a seu favor ser um filme falado em inglês. Sim, eu sei que é um motivo apropriado para um ser humano com uma mentalidade típica do século XVII, mas infelizmente é assim que funciona Hollywood. Um pouco para o Bem e muito para o Mal.

2 comments:

JSilva said...

Viva a língua inglesa! Viva o século XVII!

FNunes said...

Esse é um dos motivos que dou mais valor a um prémio de Cannes, Veneza, ou Berlin que a um Oscar. É que para ganhar um Oscar, é necessário que o filme tenha um determinado perfil. A língua inglesa parece que é um dos factores de perfil.