12 February 2007

(2006) Rocky Balboa: O último combate de Rocky!

30 anos após o inicio da saga, Sylvester Stallone traz-nos o desfecho de Rocky, num filme que escreveu e realizou.

Rocky Balboa conta-nos a história da vida de Rocky na casa dos 50 anos, tendo perdido a sua mulher devido a cancro e estando à muito afastado dos rings. O filme centra-se em Rocky e não no combate contra o actual campeão de pesos pesados como nos dá a entender o filme.


Sendo um filme centrado sobre Rocky, era importante que esse personagem estivesse bem construída e com um desenvolvimento interessante ao longo do filme, sendo precisamente isso que acontece. No entanto, as outras personagens não estavam tão bem no filme não tendo uma personalidade definida e parecendo que estavam um pouco á deriva na acção. Os actores desempenham o seu papel de forma convincente e o filme não perde por isso.


A história tem um bom ritmo de acção e tecnicamente está bem filmado, principalmente as cenas do combate, que nos mostram os motivos que o levaram a aceitar participar no combate. Apenas alguns detalhes na colocação das câmaras e da pós-produção em algumas cenas, mas nada de muito significativo para o filme. As cenas clássicas que se esperam num filme de Hollywood estão presentes, mas não são as protagonistas do filme.


Numa apreciação global, Rocky termina a sua saga com chave de ouro com um filme muito bem conseguido, valendo a totalidade dos 5€ do bilhete de cinema. Deixo apenas dois avisos para que não vão ver o filme com expectativas erradas e que saiam desiludidos: primeiro o filme não é um filme de acção, é principalmente um drama centrado na personagem de Rocky; o boxe apresentado é um boxe cinematográfico e que nunca poderia ocorrer num combate a sério.


Pontuação global: 7,5

No comments: